OLÁ LEITORES!

A partir desse momento. estamos dando início a construçao de um blog sobre o meio ambiente e portanto é fundamental a participação de vocês nessa empreitada. Mostre que você é um jovem antenado com as polícas ambientais e a nova agenda para o século XXI

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NOVA TAREFA

Assista ao vídeo "a menina que calou o mundo por 5 minutos" com bastante atenção e depois escreva um texto de no mínimo 10 linhas resumindo o que ela falou e expressando as suas opiniões também. o link é http://www.youtube.com/watch?v=OlvKFaROXOk

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O QUE É PATRIMÔNIO PÚBLICO?

Patrimônio público - é um bem material, histórico ou cultural que esta sobre o poder do governo;
Patrimônio privado-pode ser uma propriedade que é minha e que ninguém pode tirar;
Patrimônio historico-refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
CONSERVAÇÃO ESCOLAR
É comum associarmos a idéia de meio ambiente a natureza, árvores e animais, mas meio ambiente é também o lugar em que vivemos, trabalhamos, estudamos. Cuidar da escola é cuidar do meio ambiente.

A lei institui a participação de alunos e voluntários em ações de preservação do ambiente escolar que devem ser desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada colégio. Podem ser realizados, por exemplo, mutirões para limpeza, reforma ou pintura das escolas, estudantes, professores e voluntários ajudaram a limpar as paredes e os vidros, lavar o chão, consertar a tela que cerca as quadras, lixar e envernizar as carteiras.

Essa proposta é sempre recebida com certa resistência por professores e alunos. "Muitos estudantes dizem que não ajudam na limpeza da própria casa e que não fariam isso na escola".
. Mas, aos poucos, as pessoas se acostumaram à idéia e a adesão ao projeto foi maior do que a direção da escola esperava. Inclusive moradores do bairro que não estudam no local resolveram participar do trabalho de conservação da escola.

Lema: é melhor cuidar da escola do que ficar na rua sem fazer nada. A escola é um lugar em que a comunidade se encontra, por isso, é importante zelar por esse patrimônio".

Para que se configure a prática de um crime, a conduta deve ser subsumida pela conduta-tipo que a lei considera crime. Posto isso, cumpre observar:1. Que não existe crime denominado "Depredação de Patrimônio Público", mas,

2. Que o crime previsto no Art. 163, II, do Código Penal pode caracterizar crime semelhante.


 “Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Dano qualificado

Parágrafo único - Se o crime é cometido:

I - com violência à pessoa ou grave ameaça;

II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave

III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967)

IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.


A partir do que você leu, procure sintetizar as idéias do texto em um mínimo de dez linhas, expressando opiniões próprias além de dar pelo menos UMA sugestão prática que possa ser aplicada na nossa escola que ajude a preservar mais o nosso patrimônio escolar