OLÁ LEITORES!

A partir desse momento. estamos dando início a construçao de um blog sobre o meio ambiente e portanto é fundamental a participação de vocês nessa empreitada. Mostre que você é um jovem antenado com as polícas ambientais e a nova agenda para o século XXI

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DISCURSO ECOLÓGICO? CUIDADO!!!

Nos dias que correm, é quase uma heresia questionar o senso comum ecologista que se impregnou nos discursos de praticamente todos os seguimentos sociais e em todo o espectro ideológico: da direita à esquerda, todos se manifestam piedosos defensores do meio ambiente e se escandalizam com as sacolinhas de plástico, para não falar do sempre aludido aquecimento global causado pelo efeito estufa, efeito que muita gente nem sabe o que é, sabendo, talvez, até se surpreendesse ao descobrir que sem o efeito estufa não existiria vida na terra.

O discurso ecológico nasceu nos Estados Unidos em meados do século XIX, na mesma época em que as tribos indígenas nativas eram sistematicamente massacradas e eram criados os primeiros parques nacionais do mundo. Será mera coincidência? Os primeiros ecologistas se filiavam a uma correnteza que defendia radicalmente a “natureza” e denunciava o papel dos seres humanos com relação a ela, depreciando-os. É o que nos estudos sociológicos vem designado como “ecologia profunda”. Instaura-se uma ética biocêntrica que considera que o florescimento da humanidade entrava o das outras espécies. Assim, Paul W. Taylor afirma que “em certas situações, é até mais grave matar uma planta selvagem do que matar um homem”. O mesmo autor considera que “o desaparecimento completo da raça humana não seria uma catástrofe moral, mas antes um evento que o resto da comunidade viva aplaudiria com entusiasmo”. Fofo, não?

A recente polêmica em torno dos cientistas do IPCC, o painel internacional sobre o clima, que teriam falseado dados para tornar mais dramáticos seus relatórios, se inscreve nessa história. A Terra já passou por diversas alterações climáticas e até agora as conjeturas sobre a gravidade do atual aquecimento não tiveram comprovação científica séria. 

Os discursos ecologistas atuais são todos de matriz neoliberal. Em nenhum momento se questiona o modelo capitalista de consumismo doentio. A própria noção de ‘desenvolvimento sustentável’ se filia a esse espírito. Não tem mais lugar no mundo para desenvolvimento: não precisamos de  carros mais sofisticados, celulares capazes de mais coisas, de computadores mais rápidos, de televisores que fazem quase tudo sozinhos. Mas o modelo de desenvolvimento que impera hoje é o do consumo: um telefone celular pode durar dez anos, mas somos bombardeados pelas operadoras para trocar de aparelho a cada seis meses, se não menos. E dá-lhe quinquilharia no lixo.


Me enoja ver as pessoas que se comovem com a caça às baleias ou com os pandas que morreram no terremoto da China, mas que não exibem a mesma compaixão pelos adolescentes das comunidades pobres do Brasil que têm uma expectativa de vida de 17 anos, vítimas de um genocídio praticado pelos traficantes e por seus aliados, os policiais corruptos. Cientistas sociais alertam para o “terrorismo verde” praticados por entidades como Greenpeace e WWF. O catastrofismo é moeda corrente na mídia, a principal difusora (para variar) de ideias distorcidas e sem fundamento sólido na pesquisa científica, como a de um “equilíbrio ecológico” que nunca existiu e contradiz a própria noção de ecologia, ou de uma “natureza virgem” que a arqueologia desmente todos os dias.

Marcos Bagno é linguista e escritor.
O Texto que discutimos em sala de Marcos Bagno, "Discurso Ecológico" nos oferce uma outra visão sobre o tema do meio ambiente. A partir desse texto, escreva a sua opinião, concordando ou não com ele e justiificando a sua resposta. Lembre-se que quanto melhor o texto, melhor será a sua nota. Boa Sorte!!!

70 comentários:

ALEXSANDRA NEVES disse...

#DISCURSO ECOLOGICO#
EU ACHO QUE O AQUECIMENTO GLOBAL JA VEM ACONTESENDO A MUITO TEMPO, MAS SO AGORA TODOS NOS ESTAMOS PERCEBENDO PELO QUE TA ACOMTECENDO TODOS OS DIAS NO MUNDO COMO: ENCHENTES,SECAS,FURACÕES,TORNADO E ETC.
MAIS ACHO SE TODOS COLABORAREM AINDA DA TEMPO DE SALVAR O NOSSO PLANETA TERRA, MAS PARA ISSO ACONTECER DEVEMOS COMEÇAR NÃO JOGAR LIXO NOS RIOS,NÃO DESPERDIÇAR AGUA,DIMINUIR OS GASES POLUENTES NA ATIMOSFERA E ETC.

ALEXSANDRA NEVES FREIRE Nº04
1º ANO B

Unknown disse...

O AQUECIMENTO GLOBAL JA VEM ACONTESENDO A MUITO TEMPO, MAS SO AGORA TODOS NOS ESTAMOS PERCEBENDO PELO QUE TA ACOMTECENDO TODOS OS DIAS NO MUNDO COMO: ENCHENTES,SECAS,FURACÕES,TORNADO E outras coisa.
MAIS ACHO SE TODOS COLABORAREM PREZEVANDO O MEIO AMBIENTE AINDA DA TEMPO DE SALVAR O NOSSO PLANETA TERRA, MAS PARA ISSO ACONTECER DEVEMOS COMEÇAR APREZEVAR NÃO JOGAR LIXO NOS RIOS,NÃO DESPERDIÇAR AGUA ETC.
ALLISSON LUCIO
1°G

Unknown disse...

eu acho que o aquecimento global já vem acontecendo a muito tempo mais agora foi que nós percebemos ele pelo o que esta acontecendo com o nosso planeta por exemplo:esses furacões q estão acontecendo por ai as enchentes em varias lugares a seca até mesmo aqui no ceará percebemos a cada dia que passa o sol está ficando mais quente e a seca aumentando. mais ainda á uma chance de salvar o planeta començando a diminuir os gases poluentes,gasta menos aguá, não jogar lixo nos rios nas ruas escolas e etc.bom tem varias maneiras de salvar o planeta.

Fernando
1ºG tarde

Unknown disse...

Se o ser humano parasse para penssar acho que todos nos mudario o nosso jeito de viver ou seja mudando todo nosso jeito de tratar o meio ambiente assim nos não jogaria mais plasticos lixos jogados no lixeiro pois nois iamos notar que se nois não cuidarmos do meio ambiente é nois mesmo que eria sofrer as consequencias como nois podemos notar quando chega o inverno sempre aconterse tragedias com muitas familhas com grandes enchentes que derrobem muitas arvores e a agua chega a arrastar carros e casas
assi nois parase para penssar e cuidar do meio ambiente
Aluno:Douglas
Serie:ºG

Unknown disse...

o texto retrata de pessoas que querem defender a natureza mas as pessoas não sabem que se continuar do jeito que esta não poderá hever vida no planeta terra. por isso que tem pessoas que se preocupam em defender a terra e a natureza. essas pessoas são eroinas que lutam cada dia de sua vida para sauvar pessoas que estão poluindo cada vez mais para que isso não aconteça temos que conhecer o que estamos fazendo de errado que prejudica a natureza e o aquecimento global mas para que isso aconteça as pessoas tem que ter noção do que estão fazendo por isso que esses projetos são importantes pára sauvar o mundo das pessoas que não estão nem ai com o planeta terra.

Unknown disse...

eu acho que o acontecimento global ja vem acontecendo
a muito tempo mais so agora que estamos pesebendo
o prejuiso que nois estamos dando a terra
a resente polemicas entorno dos sientista do ipcc
o painel internacional sobre o clima, que teria falseado
dados para ficar mais dramatico seus reratorio
mas si toda a populasao coraborasem a presevar o meio anbiente ainda daria tempo de sauvar nosso planeta terra mais para isso acontecer presisaria que todos recliclase o lixo

aluno:andeson turma:1ºG

Danilo disse...

Eu acho que é verdade o que Marcos bagno disse é verdade porquê a gente pensa que só por quê está na tv é verdade. Algumas coisas são, mas outras são totalmente diferente. Por trás da televisão há coisas realmente opostas e talvez se as pessoas soubessem disso elas dariam mais valor, porquê eles não sabem da realidade que está se passando. Mas tambem tem seu outro lado. As campanhas defensores do meio ambiente tambem tem seu lado maléfico. Porque você não sabe o que está acontecendo. O que eu quero demonstrar é que as pessoas podem se concientizar e pesquisar a fundo sobre o que realmente está acontecendo

Nome: Danilo
Turma: 1ºG

henrique gadelha disse...

DISCURSO EOLOGICO
Bom o aquecimento global é uma coisa que ja vem acontessendo a muito tenpo e que ta piorando cada vez mas.
Eu concordo com o Marcos Bagno principalmente na parte em que ele diz que se a especie humana se extinguice a terra nao teria muito dano e as outras especieis iam aplaudir por que agente causa muito dano as outras especieis tambem comcordo com a parte em que ele diz que e muito mas prejudicial arrancar uma plamta do morrer um ser humano.
nome: HENRIQUE turma: 1G

Unknown disse...

o aquecimento global acho que deve ser uma coisa para nos nos preocuparmos muito pois futuramente o nosso planeta vai se prejudicar muito com isso quando todos parar para pensar vai ser tarde demais .
acho que o aquecimento ja esta acontecendo por isso eu não concordo com ele pois cada ano que passa esta ficando mais quente nao isso é a minha opinião.
mayara 1°g

Unknown disse...

#DISCURSO ECOLOGICO#
EU ACHO QUE O AQUECIMENTO GLOBAL JA VEM ACONTESENDO A MUITO TEMPO, MAS SO AGORA TODOS NOS ESTAMOS PERCEBENDO PELO QUE TA ACOMTECENDO TODOS OS DIAS NO MUNDO COMO: ENCHENTES,SECAS,FURACÕES,TORNADO E ETC... MUITAS PESSOAS HOJE EM DIA NAO ACREDITAM ENBORA NO BRASIL NAO HA ESSAS COISAS MAS EMBORA E UM ASSUNTO QUE ABALA TODO MUNDO. NO HAITI OUVE UM GRANDE TERREMOTO NO QUAL ABALOU GRANDE PARTE DA POPULAÇAO BRASILEIRA.PODEMOS AJUDAR NA GLOBALIZAÇAO COMEÇANDO A NAO JOGAR LIXO NAS RUAS E ETC... MEU NOME E FERNANDA WEYNE FAÇO O 1°ANO G

Unknown disse...

Eu nao concordo muito, pois se eles nao sebem quem e que vai saber,acho que nao precisa ser muito inteligente pra saber que o nosso planeta esta sim mudando de temperatura,e que a cada dia que passa vai ficando cada vez mas quente,nao sei se estou certa ou se estou falando besteira e apenas a minha opiniao,mas acho que sim eles sabem o que estao dizendo e se sao alarmados talvez so um pouco vamos continuar acreditando nisso por mas tragico que seja.Claro que queria que eles tivessem certos mas nao adianta apenas fecha os olhos diante dos problemas e sim tentar solucionalos.
LUANA n°31 1°G

Julio César disse...

Para mim algumas coisas que ele fala é verdade, porque tem gente que não pensa no que estar acontecendo no mundo ao seu redor, tem algumas pessoas que acham, que só o que passa na televisão é o que realmente estar acontecendo. Mais nem sempre tudo é verrdade algumas coisas não tem nada ver,mais tem pessoas muito injustas que não sabem presevar o meio ambiente e com isso estar acontecendo oaquecimento global,vamos todos colaborar presevando o ambiente onde convivemos,porque a gente podemos prejudicar a nossa propía saúde.

Unknown disse...

eu acho que o aquecimento global já vem acontecendo a muito tempo mais agora foi que nós percebemos ele pelo o que esta acontecendo com o nosso planeta por exemplo:esses furacões q estão acontecendo por ai as enchentes em varias lugares a seca até mesmo aqui no ceará percebemos a cada dia que passa o sol está ficando mais quente e a seca aumentando. mais ainda á uma chance de salvar o planeta començando a diminuir os gases poluentes,gasta menos aguá, não jogar lixo nos rios nas ruas escolas e etc.bom tem varias maneiras de salvar o planeta.

Èrica 1ºG tarde

Unknown disse...

RESUMO
NOME:MICARLA E SôNIA

EU CONCORDO COM MARCOS BAGNO POR QUE ACHO QUE SOMOS OS VERDADEIROS CULPADOS POR TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO NOSSO PLANETA COMO POR EXEMPLO O AQUECIMENTO.
COMO ELE DIZ NO TEXTO MUITA GENTE JOGA SACOLA DE PLASTICO NO MEIO AMBIENTE SEM SABER O MAL QUE ESTAR QUALSANDO ASSI PROPRIO, ATÉ MESMO NÃO SABEM QUE O QUE É O EFEITO ESTUFA E MUITO MENOS A AIMPORTACIA QUE ELE TEM PARA TERRA, JÁ QUE SEM O EFEITO ESTUFA NÃO EXISTIRIA VIDA NA TERRA.
MUITA GENTE FALA SOBRE A IMPORTACIA DA PRESERVASÃO DA NATUREZA + 0 QUE FAZEM É SÓ FALAR AGIR QUE É BOM NÃO FAZEM.
A NATUREZA NÃO PRECISA DE GENTE QUE APENAS SE PREUCUPAM NO SEU BEM ESTAR E COM SUA MORAL AO FALAR DA NATUREZA, E SIM DE PESSOAS QUE REALMENTE AJAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA NATUREZA FAZENDO VALER.

Clêane Lima disse...

Se nos parassemos de detruir o meio ambiente ele seria bem melhor,más se todos colaborassem seria melhor ainda.
o que paresse no texto é que para muitos, baleias e pandas são muito mais importantes do que os seres humanos.em relação ao aquecimento global vamos cuidar dele né pessoal,vamos reciclar,não jogar lixo nas ruas,por que quando chove o lixo se mistura com a água causando doenças e aí vai ser tarde de mais.

Cleane 1ºG

Unknown disse...

Acho que nem tudo e mentira, pois tem pessoas que falam muito antes mesmo de acontecer,podem ser apenas conselhos para o que futuramente virar aconter,mas se previrnismo numca ira acontecer.
DANIELE n°10 1°G

Danilo disse...

RAQUEL 1º ANO G
Eu acho que isso está de acordo com que vivenciamos hoje, pois certas coisas que parecem está "corretas" são totalmente erradas, de acordo com a situação. Porque não basta se preocupar totalmente com a natureza, se não fizermos nada por ela. Assistimos telejornais e matérias sobre a natureza e ficamos agindo sempre da mesma maneira: Parados. Se você não pensa na natureza, pense em pelo menos na sua vida, querendo cuidar de um ente querido para você, assim quando começar a demostrar amor para o próximo, provavelmente vai demonstrar amor para as coisas em sua volta e uma delas é a natureza

Julio César disse...

O texto informa sobre a grande polemica do desgaste ambiental.Na minha opinião,acredito que todos somos capazes de contribuir para o melhoramento do nosso planeta,não com tanto falatório,mas sim com ATITUDES. KAMILLA SANTOS, primeiro ano G (tarde)

Julio César disse...

Discurso Ecológico?
cuidado!

O discurso ecológico é um assunto para todos nós mais muita gente não faz nada pra que isso não aconteça.simplesmente querem viver sem pensar no amanhã,mais logo mais vão pagar as conseqüências e pior poderá colocar em riscos as vidas de muitas gentes que não tem culpas nos erros dos outros.Vamos viver e pensar no amanhã.
gilvânia 1ºG tarde

Unknown disse...

DISCURSO ECOLÓGICO?
CUIDADO!

O texto fala do aquecimento global,hoje muita gente não quer que aconteça o aquecimento global não ocorra mas não faz nada para ajudar,hoje com o corre-corre do mundo as pessoas só querem saber de comprar e comprar mais coisas de tecnologia e não ligam mais para o mundo,muitos jovens não pensam no futuro,no seus filhos,netos,bisnetos e etc...
Como o texto fala hoje as empresas de celulares,computadores estão fabricando coisas cada vez modernas fazendo com que as pessoas não se preocupem mais com o mundo,só se preocupem em comprar coisas,pensem no que está acontecendo.

Alysson Roque 1ºG

Unknown disse...

Eu descordo do texto pois acho que devemos sim se preoculpar com o efeito estufa que está causando o aquecimento global. Acho que os ciêntistas não iriam falciar dados sobre o clima para tonar mais dramaticos seus relatórios sobre os problemas do meio ambiente.A terra já passou e ainda está passando por diversas alterações climáticas e todos estamos pecebendo os esfeitos do aquecimento global.Os dias estão cada vez mais quentes e já vimos que várias geleiras estão derretendo, isso é um desastre ecologico, é só o começo do aquecimento global, por isso devemos cuidar e zelar pelo nosso meio ambiente.
Fernanda Tayla
Ano: 1º B

anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse discurso ecologico, é muito bom para agente pensar um pouco sobre isso, porque nós só pensamos em meio ambiente quando falamos sobre natureza, e nem sempre é assim, as sacolinhas de plástico e o efeito estufa sempre estar causando o aquecimento global. E muito de nois esquecemos das crianças aqui no brasil, aquelas pessoas que não tem pra onde ir. A espectativa de vida é de 17 anos, o que faremos para mudar isso?
Carlos Rafael
3°C

Nyx War'al-flag disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É obrigação de toda a populaçãodar continuidade ao DISCUSO ECOLÓGICO,nos temos que abrir os olhos para a vida,pois estamos acabandocom o meia ambiente e sem se preocupar com o futuro de quem vai passar por tudo que vai vir pela frente.Em outros paises,como,por exemplo,nos EUA,quandoum computador ou uma tv aparece algum defeito vai diretamente para o lixo,pois na cidade não existe pessoas especializadas em eltroeltronica.Eu concordo plenamente com o autor,pois se uma parte da população fizesse um pouco a sua parte talves a natureza não estaria na situação tão dificil com esta agora

Nyx War'al-flag disse...

É, pensando bem Marcos Bagno tem razão, porque o mundo e principalmente os EUA mentem sobre coisas inuteis, como aliens entre nós, ataque as torres gêmeas, viajem a lua etc. Porque não mentir sobre desastres naturais, pelo menos é para o "bem"... pelo menos e o que achamos. Até o momento pode estar funcionando, mas, quando partir para a matriz neoliberal... "a cobra vai fumar"!
Diego Henrique
3ºC

Unknown disse...

Precisamos do mundo, da natureza para vivermos, devemos preservá-la o máximo que pudermos pois já agredimos muito, já desmatamos muito lares de animais, poluímos muitas águas, que para nós ou para os que vão nos suceder irá fazer falta.
Então tudo o que falam sobre preservar o meio ambiente, a natureza, nunca vai ser alarde e sim um despertamento sobre o devemos fazer para nossa sobrevivência neste mundo que a cada dia que se passa está sendo mais difícil viver nele.

Talita da silva 3°C

Unknown disse...

Concordo com o autor quando diz: da direita para á esquerda, todos se manifestam piedosos defensores do meio ambiente e se escandalizam com as sacolinahs de pláticos. Todos falam que devemos manter o meio ambiente limpo, sem lixo, usar menos sacolinhas de plásticos. Mas como podemos deixar o meio ambiente limpo se a maioria da humanidade é quem joga o lixo onde não é pra ser ?
Para que consigamos realizar esse sonho de um dia o meio ambiente ficar limpo, saúdavel, fora de perigos é preciso que você tome essa iniciativa, comece você preservando o meio ambiente. E juntos tornaremos o mundo bem melhor.

Layde Dayane 3°C

Unknown disse...

Discordo com o texto,pois devemos sim nos preocuparmos com o aquecimento global.Apesar de algumas pessoas nao ligarem, o mundo precisa de ajuda, os dias estao cada vez mais quentes, as geleiras estao derretendo...
o mundo daqui a uns anos ou até mesmo aguns dias nao sera mas o mesmo...Nos seres humanos, nao pensamos no amanha em relaçao a isso, e sim, só sabem pediir a Deus dias melhores... devemos nos concientizar que, dias melhores so vem quando fazemos o melhor pro muundo...



Luciclenio Silva'
3° ano C

Unknown disse...

Sempre teve a polêmica do aquecimente global,que o homem vem sempre destruindo o oxigênio e cada vez mais vem crescendo o número de empresas,e diminuindo o oxigênio que respiramos.Eu,você,vamos lutar pelo o nosso planeta,acabar de poluir rios,ruas e principalmente o ar que precisamos muito daqui a alguns anos não teremos água de boa qualidade para bebemos,por que ja vai esta poluida.

REJANE CHAVES 3 ANO C
N:36

Unknown disse...

Não concordo com o autor, porque para ele as questões humanas tem mais valor que as questões ambientais.
Eu acho que nós devemos nos importarmos com a humanidade e também com o meio ambiente. o ser humano, as plantas, os animais cada um tem a sua importância e devemos dar a cada um o seu valor.

Paula Suzane
3ºC

Julio César disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

concordo com ele quando ele diz que podemos passar dez anos com um celular,mas sempre as operadoras e fabricantes de celular fabrica um cada dia um melhor e sempre tem varias pessoas que compram, ai eu pergunto o que fazer com o antigo celular ? Joga No Lixo? eh simples uma situação dessa,mas pra que um celular com tv,camera,etc?, se o que eh preciso em um celular eh somente receber e efetuar ligações,receber ou enviar mensagens.
Quando ele diz que as pessoas se comovem com mortes de animais por ai mundo afora ,mas não pensam naqueles jovens que moram na favela e que morrem cedo devido a violência excessiva existe.
Vamos pensar nos nesassas pessoas que precisam de um apoio de todas as partes para poder sobreviver a esse "chama" que a criminalidade tem para os jovens.
e pense nisso...
"Não Precisamos De Carros mais sofisticados nem celulares mais avençados e aparelhos que fazem quase tudo sozinhos".

Wendel Lima
3º C

Julio César disse...

Uma verdade é certa, o ser humano não se preocupa mais com o meio-ambiente.Tudo que vem acontecendo é consequência de uma irresponsabilidade das pessoas para com o mesmo.
Diante disto, discordo com o autor e digo que sim, é preciso o discurso ecólogico para que aos poucos as pessoas sejam conscientes do mal que causa ao meio ambiente. Uma boa educação sobre meio ambiente na escola e em casa é um ótimo começo, não usar sacolas plásticas em excesso, separar o lixo, na rua nao jogar a embalagem de bombom,de refrigerante e etc no chão. São pequenos atos que ajudam de alguma forma o meio em que vivemos;na escola palestras sobre o meio ambiente seria uma boa. Bom é isso, para mim o meio ambiente deve ser lembrado nao apenas em discuçoes mas a todo momento

Dayanne Kelly 3º "C"

Unknown disse...

Eu concordo com ponto de vista do autor,o ser humano é um escravo do consumismo,com isso gera mais produtos jogados nos lixos ,aumentando cada vez mais com a poluição,com o aquecimento global ou seja destruindo o nosso planeta.Muitos dizem ser defensores do meio ambiente,mas não vemos muito isso por aí,o que vemos mesmos são pessoas colaborando com poluição de rios,do ar e destruindo as belas paisagens que enriquece o nosso planeta.

Roseane 3º C

Unknown disse...

concordo com o texto abordado,pois hoje o meio ambiente é o assunto mas discutido.porque?porque é nele que existe o oxigênioque que respiramos.apesar de que o efeito estufa estar destruindo o mundo não sobreviveria-mos sem o mesmo
eu acho que não deviria-mos abusar desse tipo de efeito,pois se continuar se agrando,o planneta terra ira ficar cada vez mas desgastado.por isso,que não devemos pensar so no divertimento da vida,devemos cuidar primeiro para no futuro termos o divertimenti garantido
Dhones Nogueira
Ano;3ºc

Unknown disse...

Não discordo totalmente de que seja um exagero,de que o mundo estar voltado para a questão ambiental,e o resto como a miséria ninguém se importa?Mais não estar errado se preocupar com o mundo, sua situação não estar das melhores,porque muitos estão discutindo mais sobre politica,religião,futebol ou moda,esquecendo de que o mundo estar morrendo.E quem são os culpados?Definitivamente nós,a cada dia diminuimos seu periodo de vida,quando jogamos um simples papel no chão, á um óleo estragado no ralo da pia,são atos como estes que estar acabando com este mundo que tanto precisamos.

Maria Flávia 3°C

Julio César disse...

concordo com o texto
pois tanto o autor quanto o ecologista
estão nos dando não só informações mas também o direito de refletir sobre o assunto que alias é um dos mais discutidos hoje, porém as pessoas não ligam muito.
o que é uma pena, pois seria muito bom se todos nós nos juntarcimos para não acabar,mas, para tentar
amenizar os efeitos do AQUECIMENTO GLOBAL.

FLÁVIA Nº10 3ºANO C

Unknown disse...

eu discordo do texto.eu acho que todos nos devemos nos preocupar com o meio ambiente,se não nos preocuparmos agora,amanha sera tarde de mais.nos precisamos do meio ambiente por isso devemos preservalos. (Patricia 3.C)

Talita Rafaela disse...

Eu acho que alguma coisas que o autor diz é verdade pois ele se preocupa com humanidade, mais não adianta se preocupar só com uma causa e deixar as outras.
Eu acho que as pessoas deveriam se preocupar com o mundo em geral não só com questões humanas ou ambientais.
O aquecimento global ja existe ha muito tempo mais ele só se agravou agora, não é só porque ele (o aquecimento global) ja existia que não precisamos nos preocupar com ele ou por que os pandas chineses estão morrendo que não precisamos nos preocupar com as pessoa que passam fome.
eu acho que deve haver um meio termo.
Nos preocuparmos com o mundo em geral.
por isso cuide do mundo.

Talita Rafaela 3° "c"

Julio César disse...

concordo com o texto.Muitas pessoas parecem se importar demais com o meio ambiente,vivem discutindo sobre o que fazer para salvar o meio ambiente de todo o mal que estamos causando a ele.mais na realidade nao passam de apenas discursoes,pois nao fazemos nada que pudesse reverter essa situaçao.Eu acho que as pessoas deveriam se imformar mais sobre o que estar acontecdo com o meio ambiente e começar a agir como se deve.Pois o meio ambiente precisa da nossa cooperação.
Farbenia.3º"c"

Unknown disse...

Concordo com o escritor desse texto, pois o que esta acontecendo é algo fora do comum, todos estão empenhados em questões metodoicas, que tem uma grande importancia para nossos dias atuais, pois vemos dessastres ambientais cada vez mais comum e com intencidades cada vez mais catastrofica.
Mas de que adianta entrar-mos em uma luta em que já tem diversas pessoas nela e capacitadas, dai podemos dar prioridades a coisas muito mais urgentes presentes em nosso cotidiano.
Felipe Silva 3°C

Unknown disse...

Eu acho que ele tem meio termo de razão nessa história,porque ele está vendo o que muita gente ainda não conseguiu enchergar, que é a violência no mundo,e que omundo está se tornando um campo de batalha.Aonde não se safa crianças,mulheres e nem os idosos,pelo contrário eles são o maior alvo da violência hoje.Mas por outro lado não concordo com essa história de que ele quer deixar de lado o meio ambiente,os animais,a água e o mundo e o ar que estamos perdendo também.Enfim,eu acho que todos nós deviamos nos preocupar,ou melhor, não só se preocupar e sim agir contra à violência e contra o fim do meio ambiente.Pois sem as pessoas não salvamos o mundo, e sem o mundo as pessoas naõ existem.

Jadna 3°c

Julio César disse...

Discurso Ecologico?
Cuidado!

Eu acho que algumas coisas que o autor fala é realmente verdade em se preocupar com o ser humano, mas não é só isso que devemos nos preocupar pois o meio ambiente também é muito importante para a vida de cada ser.
Acredito que todos nós somos capazes de contribuir para o melhoramento do planeta, mas apenas falar não vai adiantar de nada, deveriamos tomar atitudes.
Por isso devemos agir e pensar mais no mundo inteiro, afinal ajudar o Planeta é um dever de TODOS!!!
Raquel Silva 3º Ano "C"

Julio César disse...

concordo com o autor,na parte em que ele diz que em momento algum as pessoas se preocupam com o consumo doentio,pois, para que ter coisas sofisticadas se o que já temos no mundo de hoje é o suficiente,também acredito que nem tudo que assistimos seja verdade,pois muitas vezes eles mesmos cria o problema divulga e diz ter encontradom a solução. marcileide 3ºc

Unknown disse...

Hoje em dia só o que você vê é o homem destruindo a natureza,com queimadas e etc.Ainda não teve uma pessoa que abraçasse a causa em defender a natureza como sua propria vida.Mas o Brasil teve um do grande defensor do Meio Ambiente que foi Chico Mendes.Foi um homem que lutou pelos seus objetivos,començando pelos seus direitos trabalhistas,que foi uma grande luta que se revolucionou.O meio ambiente,a Amazônica foi outra grande revolucão que ele causou.Fez tudo que estava ao seu alcance para defender essa causa.Mas em 22 de Dezembrode 1989 acabou uma parte desse sonho,ele foi morto em sua casa.Mas apartir desse momento uma pessoa que vem contribuindo ainda com essa causa que é Marina Silva.
Fabíola 3° "A"

jow disse...

Nos dias de hoje as pessoas destroem a natureza, matam os animais e etc.
Algumas pessoas falam para parar de destruir a a natureza, para parar de matar os animais que estão quase em estinção...
Mas elas só falam, não fazem nada a respeito, de que serve um discurso que dura um dia inteiro se a pessoa que faz esse discurso nem faz o que ela mesma diz, é como diz a frase: Quem muito fala nada faz!

Francisco Joclécio e Robson. Nsº: 18 e 41. 1º "B"

diogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
will disse...

O aquecimento global sempre aconteceu, mas o foda é q hj em dia ele ta piorando;estar em estado de alerta! não é só frescura do povo! é uma realidade e convivemos com ela.
Então eu não concordo plenamente com o texto! achu q as pessoas devem ter mais cuidado e ter conciencia o bastante pra fazer a sua parte pra ajudar o meio abiente!

willian nº41 1ºano "b" =P

diogo disse...

Discurso ecologico*
discurso ecologico fala sobre aquecimento global que vem acotecendo no mundo e que ninguem ajuda e cada vez mais aumenta.e muitas pessoas acha que não existe poluição do meio ambiente ai ficam jogando lixo na rua,desmatando a floresta e etc.ai quando se de conta vai ser tarde de mais para eles voltarem atras e se arrependerem,porgue mais na frente eles vão verem a besteira que fizeram.muntas pessoas tambem jogam lixo nos rios eles não sabe o mal que eles estão fazendo com o nosso planeta.outro termo tambem importante é a agua que as pessoas gastam por brincadeiras lavam calçadas todos os dias passam bastante tempo no banho e etc,mas na frete quando o planeta estiver precisando de agua as pessoas vão se lamenta mas não vai dar mas jeito.por isso eu concordo plenamente com o texto porgue ele quer abrir o olho das pessoas que fazem isso com o meio ambiente.
Diogo 1 "b" manhã

Unknown disse...

#DISCURSO ECOLOGICO#
ESTAMOS NO MEIO DE UM GRANDE PROBLEMA QUE E O AQUECIMENTO GLOBAL.
O AQUECIMENTO GLOBAL E CALSADO PELO HOMEM
POIS O HOMEM E MAIOR CULPADO POIS ELE JOGA LIXO NO MEIO AMBIENTE QUE E O QUE MAIS AJUDA O AQUECIMENTO GLOBAL A PIORAR CADA DIA MAIS CALSANDO AQUECIMENTO GLOBAL AS ENCHENTES OS FURACÕES E ETC.
E NÃO CONCORDO COM TEXTO POIS ELE ELE DIZ QUE UMA UMA ARVORE VALE MAS QUE UMA VIDA


MARIA RAQUEL VIERA ARAUJO
N°32
1°B

Julio César disse...

Vou falar um pouco sobre um discurso ecologico
do senhor Marcos Bagno,nesse discurso ele fala sobre
as pessoas que 'defendem'o meio ambiente,ele fala que
eles nao deveriam se preocupar tanto com o
meio ambiente,ele acha que eles distorcem muito os
dados do desmatamento por exemplo,ele diz que a WWF e
o GREEPEACE fazem o chamado terrorismo verde,
ja eu tenho um pensamento bem diferente eu acho que
nao tem nenhum fundamento nas palavras do senhor
Marcos Bagno.NATANAEL REGIS MENDES 1B N36

armando disse...

nao concordo muito, por que se eles nao sebem, quem é que vai saber? acho que nao precisa ser muito inteligente pra saber que o nosso planeta esta sim mudando de temperatura constantemente a cada dia que passa,ficando cada vez mas quentee a cada dia vai piorando mais.Ele sempre aconteceu, mas o rium é q hoje em dia ele ta piorando;estar em estado de alerta! não é só frescura do povo!
isso é a r5ealidade só que muitos conseguem ver,mas pouco fazem auguma coisa para mudar o mundo

Unknown disse...

AQUECIMENTO GLOBAL...E O MEIO AMBIENTE

É inegável que o aquecimento global, já começou a existir desde do homem da Idade da Pedra Lascada, quando se descobriu o fogo. Com o decorrer do tempo, o homem começou a cozinhar sua alimentação com lenha extraída das matas. Até então, este ato de cozer os alimentos, apesar da retirada da lenha das matas e/ou florestas, não afetava em quase nada o meio ambiente. Neste principio o homem vivia da caça e da pesca e era nômade, pois vivia em uma determinada região até escassear a alimentação, daí então, partia para outra região, em busca da sobrevivência...Porém, o homem foi vislumbrando novos horizontes e foi se afixando mais em cada região, tendo uma vida mais sedentária, começaram a explorar a agricultura primitiva, aí sim, começaram as primeiras queimadas, que foram afetando, moderadamente, alguns ecossistemas da biosfera terrestre, onde esses homens primitivos viviam.
Pois, então conforme o tempo foi passando, as coisas foram evoluindo, a tecnologia passou a ser totalmente diferente. Dái o meio ambiente foi/tá cada vez más se agravando e o aquecimento global: queimadas, destruições ...etc, ajuda a piorar cada vez más as coisas.

Alexsandra disse...

Aluna:Alexsandra Moura
N°:03
Série:1° "B"

"Discurso Ecológico"
Cuidado
Eu concordo com o texto pois nos dias de hoje,as pessoas não se dão conta que pequenos atos no meio ambiente pode causa-lós muito prejuízos como por exemplo:sacolinhas de plástico,garrafas jogadas no chão e nos rios são como um começo para que ocorra um aquecimento global causado pelo efeito estufa,efeito que muita gente nem sabe o que é, mais que já se inicia assim com esses pequenos atos no meio ambiente e que se tornam grandes prejuízos para a terra.A terra já passou por diversas alteraçoes climáticas e até agora as consequências sobre a gravidade do atual aquecimento não tiveram comprovação cientifica seria.
Pois na minha opinião o modelo de desenvolvimento hoje é o consumo.Mais nos devemos ter conhecimento que não tem mais lugar no mundo para o desenvolvimento:pois não precisamos mais de carros mais sofisticados e nem de celulares capazes de mais coisas,e nem de computadores mais rápidos etc...
Mais sim precisamos do "Equilibrio Ecológico" que nunca existiu e contradiz a propria noção de ecológia ou "natureza virgem" que a arqueológia desmente todos os dias!!!

Vaneuza - 1º B disse...

Discurso Ecológico

Bom,esse texto nos retrata uma realidade que ainda existe,a atenção que o público da a uma coisa não tão importantes sendo que existe algumas coisas mais interessantes e com o futuro a desejar(ameaçado)...
Na minha opinião o autor quis expressar somente o seu ponto de vista,deixando pra trás as opiniões mais importantes que é a de um público todo.

Unknown disse...

o texto reclama da prioritização da politica ambiental, com certeza erradamente. politicos fazem acordos com o resto do para a diminuição da emição de gases que afetam a camada de ozonio, porem isso é quase nada em relação ao que eles podem fazer de verdade. o aquecimento global já não é uma coisa a ser vista a longo prazo.Em algumas cidades já é possivel sentir na pele o aquecimento global e os politicos pouco se importam com esse problema que cresce a cada dia. agora imagine, se o texto fala que os politicos priorizam a politica ambiental, imagine a importancia que eles dão aos outros assuntos "mais importantes" como se refere no texto.o meio ambiente é algo muito importante para o mundo e o brasil é o país com maior riqueza ambiental.devemos cuidar de uma das maiores riqueza que temos, o meio ambiente para que futuramente não passarmos de por muitas dificuldades.
vamos todos cuidar do meio ambiente e pensar nas futuras gerações.

Aluno: Pedro Ramon Nº: 37
Turma: 1º B

Unknown disse...

Eu concordo com o autor, pois hoje em dia as pessoas dão atenção a objetos e nao em valores que ficam como a ecologia, devemos cuidar dela, pois quem vai sofrer com as consequências somos nós mesmos!
Luanna Nara nº25
1º B

Unknown disse...

Gleidene 1°B N°28

Discurso Ecológico
O texto discurso ecológico que nos mostrar o que está acontecendo com o meio ambiente . E que nós devemos ajuda a cuidar, para crescemos no mundo mais desenvolvido onde existe pessoas que se preocupam com o meio ambiente , e também devemos pensar nas pessoas que estão destruindo o meio ambiente.Mas nos devemos ter o conhecimento que não tem mais lugar no mundo para o desenvolvimento,pois não precisa mos de carros mais sostificado e nem celulares capazes de mais coisas e de computadores mais rápidos etc.

tricolor disse...

Atualmente as pessoas destroem a natureza, jogando lixo, provocando queimadas o que destroe aos poucos a camada de ozônio. E assim muitos aindam acham que o que está acontecendo é natural, assim cada dia mais o problema aumenta e eles vão ver o que fizemos no nosso planeta.

Lumara Alves disse...

lumara alves 1° "B"
N° 27

Discursso Ecológico

Eu descordo plenamente na opniã desse autor. hoje somos pessoas inconciente do que fazemos. Hoje em dia nós não se importamos com os outros, agente só penssa em nós mesmos.
Com adesigualdade, a diferença e a incompreenção, ficamos pessoas inrreconhecíveis e de dificil convivêcia. Daí começa com a destruiçao da natudeza, hoje quase metade da amazônia já foi destruida; e isso é só o começo dessa nova era tecnoilogica. A cada dia poluímnos mais o nosso planeta, a cada dia são fabricados Bilhões de carros cada vez mais sofísticados, motos etc.
E como nós somos cúmplice de tudo isso caímos na tentação de comprar. agente comessase, a penssar no nosso planeta ñ compraríamos tanto, e isso concertaza diminuía a poluição do ar.
O problema da sociedade é que nois ñ amamos mais as pessoas. No inicio dos tempos nós amava-mos as pessoas e usava-mos os objetos. hoje em dia as coisas mudaram, agente ama os objetos e usamos as pessoas.Agente tem que começar penssar diferente.
VAMOS AJUDAR O NOSSO PLANETA ELE PRECISA DA NOSSA AJUDA, VAMOS DIMINUIR O EXCESSO DE ELETRO-DOMESTICOS SEJM PRECISÃO, QUE SÓ FAZ MAL A NOSSO PLANETA, DIMINUIR A COMPRA DE AUTOMÓVEIS, CELULARES E ETC. E O PRINCIPAL PRESERVAR A NATUREZA E ECONOMIZAR A NOSSA FONTE DE VIDA QUE É A "ÁGUA"

Unknown disse...

Eu acho que o aquecimento global já vem acontecendo a muito tempo.Veja hoje em dia,vc só vê homens destruindos a natureza é por isso que esta acontecendo esses feitos naturais,como por exemplo o aquecimento
global,ondas gigandes,furagões etc.È isso a ir que acontece se as pessoas não cuida do planeta .

Nome Airton 1 ano B

Julio César disse...

DISCURSO ECOLÓGICO
LIVIANE 1°ANO'B'
O texto discurso ecológico que nos mostrar o que estar acontecendo com o nosso ambiente e nos devemos ajudar a cuidar do nosso ambiente para nois crescermos no mundo mais saudavel e um mundo com natureza preservada e onde exista pessoas que cuide da nossa natureza para que todos pare para pensar que sem natureza não a vida.Para que os caçadores pare de caçar os animais quando isso acontecer podemos penensar em viver no mundo melhor chega de queimadas vamos tentar da um basta nisso temos que preservar para termos um futuro melhor preserve a natureza para que nos tenha-mos um mundd melhor.

natalya disse...

bem quase todos achavam que o aquecimento global fosse uma coisa normal,porcausa desse aquecimento golbal estamos ver fato relacionando como furações, terremonto, secas, enchete,etc. pois todos podem ajuda a natureza ,sei que precisamos de madeira pois podemos desmanta , mais podemos resplata assim preservar. as pessoas precisar do ar que seja puro para viver sepre saudavel.podemos para com esse plobema e so voce nome:Edson 1°ano 'G'

Unknown disse...

Concordo,pois reaalmente as pessoas não se importa com as coisas que cada dia vem crescendo com mais facilidade.As pessoas que tem mais condições só pensa em comprar,comprar é a única coisa que importa.Para elas a única coisa que eles querem é o seu proprio bem esta,compra coisa que prejudica muito o MEIO AMBIENTE.

SEBASTIANA ADRIANA N:38
3 ANO C

Unknown disse...

falar de meio ambiente`é com plicado por que essistem pessoas que realmente esageram quanto aisso mas isso näo deixa de ser um problema real porque mesmo amaioria das pessoas estaren preocupadas com o meio ambiente a outras que näo estäo nem ai mas mesmo que la no fundo eu acredito que posamos progredir sem causar mal aningen.
Israel 3ºc

mario disse...

O aquecimento global esta se agravando muito rapido pois devemos fazer algo para amenizar este problema.Devemos jogar lixo no lixo,é devemos comunicar a população do que esta acontecendo.Esse site esta ajudando a concientizar a população do que esta acontecendo.

Mario Sergio 3° Ano "C".

Unknown disse...

o meio ambiente é
um dos assuntos que as pessoas dão menos importância, porque elas não darem valor.Realmente no
Brasil existe muita pesca ilegal e varias formas de degradar o meio ambiente,isso pode ser evitado com a ajuda do estado e a mídia para conscientizar as pessoas,o mundo sofre os impactos que nós mesmos fazemos,então vamos mudar nossos comportamentosem relação ao meio ambiente,e bola pra frente!
wilson neves nº43
elivelton nº09 3ºA

Filhos do Sertão disse...

infelismente e dificio dizer mais nós somos os verdadeiros culpados por tudo. O aquecimento dlobal ja vem a contecendo a muito tempo as pessoas desde antigamente vem jogando lixo no nos rios ou a ceu aberto fazendo queimadas isso causa o nosso querido efeito estufa por causa dos gases que esses materiais soutam.
hoje em dia as pessoas não se preocupam mais com a natureza so levam tempo em fazer compras, compra aparelhos domesticos e com baterias sabendo que vai ser prejudicial para nos e para nosso planeta mais eles não estão nem ai.
vamos nos se concientizar e ajudar a acabar com a quecimento global e salvar o futuro dos nossos filhos, netos, e bisnetos.

Guilherme nº 18 3º "A"

Unknown disse...

DISCURSO ECOLOGICO
O aquecimento global é um dos problemas mais visivel para nós seres humanos, onde os animais assim comos nós são prejudicados, mas o homem tem uma parcela de culpa no que está acontecendo com nós hoje,onde nossa saúde é a mais prejudicada. Com o aquecimento global muitos animais sumiram ou seja estão em extinsão, e se um dia eles sumirem? Como vai ser nossa vida? Isso só depende de nós,não vamos conseguir mudar o mundo,mas se cada um fizer sua parte vamos melhoarar em boa parte.
Erika N°11 3°ano "A"