OLÁ LEITORES!

A partir desse momento. estamos dando início a construçao de um blog sobre o meio ambiente e portanto é fundamental a participação de vocês nessa empreitada. Mostre que você é um jovem antenado com as polícas ambientais e a nova agenda para o século XXI

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NOVA TAREFA

Assista ao vídeo "a menina que calou o mundo por 5 minutos" com bastante atenção e depois escreva um texto de no mínimo 10 linhas resumindo o que ela falou e expressando as suas opiniões também. o link é http://www.youtube.com/watch?v=OlvKFaROXOk

46 comentários:

Unknown disse...

Poderia ter mais organização apos todos os alunos merendarem , porque alguns alunos não se Importam com os objetos da escola, poderia ter um pouco mais de organização

Thalyson felipe 1° G

Unknown disse...

a menina q calou o mundo por 5 minutos
ela fala em nome de todas as pessoas
fala sobra a bousa de valores e tanbem
sobre o meio anbiente ela fala muitas coisas
q estão erra do nosso mundo principalmaente
o meio anbiente e a bousa de valores q esta
em alta e outras coisasa mais
nome;allison lucio
turma:1g

Unknown disse...

tem que melhorar as cadeiras parar de riscar as paredes deixar de quebra os ventilado as janelas tem cada burraco nos telhados da sala tem que reunir os alunos e fazer uma palestra na sala tumar 1G

Unknown disse...

amenina q colocou fala em nome
de todas as pessoas .o meio
ambiente ela fala muitas coisas
q devemos cuidar i se naõ cuidarmos
um dia vai acabar devemos alerta todas
as crianças q um dia iraõ cuidar
desse planeta .
gean1g
n 22

Unknown disse...

lamento que o dinheiro e o poder esteje acima da sensibilidade.. lamento q uma criança tao conciente, mesmo uma criança nao quebre o coraçao de pedra de poderosos que so querem mais barcos, mais carros, mais predios.. mas poder.. o mundo estar perto do fim, muito perto, e lamento, a melhor das verdades "se o dinheiro gasto em guerras fosser para acabar com a pobreza teriamos um mundo melhor" Jesus estar voltando!

Fernando
1ºG tarde

Danilo disse...

Ela está certa sobre o que está acontecendo e a gente precisa fazer alguma coisa a respeito sobre isso. Os adultos não estão tão preocupados, por isso uma criança teve que assumir a responsabilidade de botar tudo para fora e dizer o quanto esse planeta está ruim. Então não vamos nos preocupar sobre queda da bolsa de valores, ou queda do dolár, vamos nos preocupar com o nosso planeta, é ele que está precisando ser cuidado

Nome: Danilo
Turma: 1ºG

henrique gadelha disse...

A garota do vidio estar totalmente serta por que muitos adultos disem: os humanos estao acabando com o mundo;mas cade que fasem algum pra que isso nao aconteça no tempo deles nao esistia isso emtao foram eles mesmo que fiseram isso por tanto quem deve se queixar somos nos adolescentes.
nome:HENRIQUE
turma:1G

francinildo disse...

a menina falou a verdade e foi muito importante ela ter dito aquelas palavras para calar mesmo o mundo por 5 minutos ela fala por todos nos q queremos a sauvação do mundo o q esta muito dificil e se não cuidarmos do resto q temos nos ficaremos sem nada

francinildo kelvin 3° ano "A"

Unknown disse...

Irmã Dorothy foi uma religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838). Esta congregação católica internacional reúne mais de duas mil mulheres que realizam trabalho pastoral nos cinco continentes.

Assassinato:

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, à 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.

Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou «eis a minha arma!» e mostrou a Bíblia. Leu ainda alguns trechos deste livro para aquele que logo em seguida lhe balearia.

Unknown disse...

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes"foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutava pela preservação da Amazônia e ficou mundialmente conhecido por causa de sua morte.

Unknown disse...

# Irmã Dorothy #

Eu achei que irmã Dorothy foi uma grande mulher,era exemplo de determinação e perseverança,fazia trabalho pastoral,e, sozinha conseguiu reunir mais de duas mil mulheres para ajudá-la nessa caminhada, mas como tudo que é bom dura pouco irmã Dorothy foi assassinada tragicamente em uma estrada de difícil acesso morre,então, um exemplo de mulher.

Luanna Nara nº25

Unknown disse...

# Chico Mendes #

Chico Mendes lutava pela unlegalidade do desmatamento da floresta amazônica, se candidatou a deputado estadual,porém, não conseguiu se eleger.Chico Mendes foi um homem que lutou até os últimos minutos por seus objetivos <até que foi morto injustamente. OOque Chico Mendes fez não foi necessário,hoje no Brasil o índice de desmatamento ainda é muito grande e não para de crescer.

Luanna Nara nº25

Unknown disse...

Chico Mendes foi um exemplo para todos sobre proteção ambiental e, tudo que ele fez foi apenas para o bem das futuras gerações. chico foi morto injustamente por pessoas covardes e que não pensava no futuro. Depos de sua morte algo mudou , mas não o suficiente.
Dorothy foi outra pessoa que lutou pela preservação do meio ambiente, porém pessoas covardes que só ligam pro dinheiro sentiram muita pressão e a mataram. coisa lamentavel para um país com o brasil, deixar que pessoas possam usufruir de forma ilegal um bem como a amazonia, e ainda ficarem impunes. vamos todos ajudar para a preservação ambiental lutar por causas que chico mendes e dorothy defendiam, não depende só de um vamos todos seguir essas causas.

Unknown disse...

a historia de chico mendes=>foi um dos fundadores do partido dos trabalhadores e um dos seus dirigentes no acre tendo participado de comicios com lula na regiao ,tambem tendo sido acusado por fasenseiros e politicos locais de prejudicar o processo que aparentemente nao convence a opiniao publica internacional. alguns meses depois chico mendes recebeu varios premios internacionais destacando-se o global 500,oferecido pelo onu por sua luta em defesa do meio ambiente.

Unknown disse...

Chico Mendes foi um exemplo para todos sobre proteção ambiental e, tudo que ele fez foi apenas para o bem das futuras gerações. chico foi morto injustamente por pessoas covardes e que não pensava no futuro. Depos de sua morte algo mudou , mas não o suficiente.
Dorothy foi outra pessoa que lutou pela preservação do meio ambiente, porém pessoas covardes que só ligam pro dinheiro sentiram muita pressão e a mataram. coisa lamentavel para um país com o brasil, deixar que pessoas possam usufruir de forma ilegal um bem como a amazonia, e ainda ficarem impunes. vamos todos ajudar para a preservação ambiental lutar por causas que chico mendes e dorothy defendiam, não depende só de um vamos todos seguir essas causas.

Aluno: pedro ramon nº: 37

Unknown disse...

Ana paula n:06
Gleidene n:28
1 ano B
A vida de Chico Mendes
Um dos grandes defensores da amazônia,que defendia a lei contra o desmatamento,ele era um sinringueiro que estria o leite das árvores ,para produzir borracha na floresta amazônia,existe varias plantas que servem para produzir remédios,ele organizava protestos com os senringueiros criou um sindicato de defesa da floresta da amazônia lá na amazônia tinha uma vasta produção de frutas que era extraida das árvores para as indutrias que existia no Acre.

Deyvesson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vaneuza - 1º B disse...

Chico Mendes e Irmã Dorothy

Na minha opnião Chico Mendes e Irmã Dorothy foram um dos maiores defensores da nossa Amazônia,apesar de ter existido muitas pessoas contra o trabalho que eles estavam fazendo(se é que é um "trabalho",pois pra eles era um prazer esta cuidando da natureza),eles continuavam lutando para defender e amenizar os efeitos negativos que rodeavam a nossa floresta;
Más infelizmente ainda existem indivíduos capaz de destruir a vida de passoas tão importantes tanto para o meio-ambiente,como para nós como um todo,pois eles defendiam aquilo que agente tem mais de precioso que é a floresta Amazônica.


Vaneuza Lima
1"B" Manhã.

Deyvesson disse...

Discurso Ecologico, Minha Opnião:

Não condordo com o texto, na minha opnião realmente o meio ambiente esta se degradando... Acredito sim que devemos nos consientizar e de certeza mudarmos assim cuidadndo da ecologia , acredito que deveriamos ser alertados e informados melhores do aquecimento global, assim acredito em que poderiamos mudar algumas pessoas... Acredito que estamos dando valor a coisas que não ficam ao invez de dar valor e cuidamos de uma coisa como a Ecologia tão importante para nós!

Chico Mendes:

Nasceu em 1944, era ceringueiro, seu pai era Euchides Távara, Aprendeu a ler com seu pai, morava no acre, ele lutou pela preservação da amazonia. Ele Virou alvo dos Fazendeiros apos sua decisão de Protegela.

A ajuda dele foi importantissima para hoje termos uma grande vegetação a qual damos o apelido carinhoso "O Pulmão da Terra", o pacifismo dele ajudou muito ele venceu tudo e tudos com o chamado Empate, Ninguem perde nem ganha só a natureza Vence... Ganha o seu direito de Existir!

Ir. Dorothy

Ela com a historia parecida com a de Chico Mendes defendia a Preservação da Natureza, o amor no qual sentia pela natureza veio de seus pais, mataram ela a tiros, homens que trabalhavam na lavora, depois que a mataram confessaram o crime no qual houve uma grande Impunidade.
Para defender a natureza ela sentiu a nessecidade de criar o PDS, era um ascentamento de terro, o Primeiro Lota conquistado foi chamado de "Esperança".

Todos os que eu citei aqui a Cima tiveram grande importancia na preservação da nossa natureza resta a nos a escolha....


Deyvesson - 1º "B"

Lumara Alves disse...

lumara alves 1 B

O preço da floresta
Chico Mendes

Como seu pai Chico Mendes virou ceringuero, e a floresta Amazônia nunca mais foi a mesma; Chico mendes cria o impat.
1975 os seringueros foram a guerra. Marina é senadora do acre, em julho de 1995 ela entra no impat. Chico Mendes era os poucos que batia de frente com os comunistas. Chico mendes vai a wochytom. o primeiro encontro dos seringueiros foi em Brasilia. e quanto mais chico dava ideia mais ele ganhava inimigos. E foi então que as ameaças começaram.primeiro mataram um jovem ceringueiro, ele morreu com 8 tiros. Chico mendes estava marcado para morrer.
Bem proximo ao natal em 1988 Chico já vinha sofrendo ameaças ele sabia que iria morrer. No dia 22 de 1988 mataram chico mendes na porta de sua casa. saiu uma nota no dia seguinte Darli foi condenado a 13 anos de cadeia ele foi o principal suspeito do assasinato de hico mendes. Um dos grandes defenssores da amazônia, ele deu a sua vida a preservação da natureza.

Irmã Dorothy

irmã Dorothy foi outra defensora da amazônia em 12 de fevereiro de 1985 mataram Dorothy. a paixão que ela tinha pela natureza vinha do pai dela. em 1967 ela chegou ao Brasil. depois do assasinato dela, mais 700 assasinatosdepoi daí aconteceu no pará. A única paixão dela era preservar a natureza.

Alexsandra disse...

Aluna:Alexsandra Moura 1° ano "B"
n°:03 Turno:Manhã

"A vida de Chico Mendes"
Pionista da amazônia

A vida de Chico mendes foi dedicada á luta em defesa da floresta amazônica contra a exploração dos fazendeiros e especuladores.De seus esforços surgiu o conceito de reservas extrativas, protegidas para as pessoas que vivem e trabalham na terra de maneira sustentavél.Chico Mendes, ainda criança, começou seu aprendizado de oficio de seringueiro, acompanhando seu pai em excursões pela mata.Só aprendeu ler aos 19 e 20 anos, já que nba maioria dos seringueiros não tinham escolas nem os seringais não havia escolas nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades.
Chico mendes foi assassinado em 22 de dezembro de 1988 com tiros no peito na porta dos fundos de sua casa,quando saía de casa para tomar banho.Na minha opinião Chico mendes foi um grande pionista que lutou pela preservação da amazônia e buscou proteção, mas as autoridades não deram atenção!


"A história da Irmã Dorothy"

Dorothy, conhecida como irmã dorothy foi uma freira norte-americana naturalizada brasileira que em 1966 iniciou seu ministerio no brasil, na cidade de Coroatá, no estado do maranhão. Dorothy estava presente na amazônia desde a decada de setenta junto aos trabalhadores rurais da região do Xingu.
Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de empregos e renda com projetos de reflorestamento em areas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da transamazônica.Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiarios na região.Atuou ativamente nos movimentos sociais no pará.Na minha opinião Dorothy foi uma grande defensora agraria justa e consequente que mantinha intensa agenda dialogo com lideranças camponesas politicas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados a posse e a exploração da terra na região amazônica.

Unknown disse...

Chico Mendes nasceu em 1944, era ceringueiro,seu pai era Euclides Távora,aprendeu a ler com seu pai ,morava no Acre ,ele lutou pela preservação da amazônia.Ele virou alvo dos fazendeiros.
Chico Mendes fez muitas mudanças para a preservação da floresta,e cada vez que ele mudava ele tinha mais inimigos.Chico estava marcado para morrer , porque ele sempre procurou defender a floresta. Chico morreu em 25 de dezembro de 1988.Hoje existe uma reserva extrativista em homenagem a Chico.o mais importante é que Chico mostrou como se lutar sem armas.

AUGUSTO 1° B

diogo disse...

chico mendes o defensor da floresta.chico mendes morreu por causa da floresta no video fala da infancia de chico enfrentava muitas coisas pelo estudo que naquele tempo so tinha bom estudo quem tinha dinheiro isso era o caso do chico ele era pobre e nao tinha condiçoes.naquele tempo a queimada era muito ai chico como defensor se metia ele e os serigueiros.ai com o passa do tempochico fez uma manifestação contra o desmatamento.ai no dia 22 numa quinta feira ele jogando dominó com uns amigos ai terminou a pártida ele pediu a toalha a sua mulher para tomar banho o banheiro era fora de casa ele pegou a lanterna,quando ele abriu a porta tinha dois homens armados ai deram tiros nele ai os amigos e a mulher ficaram desesperados não tinha mas jeito ele morreu....eu acho isso uma covardia o que fizeram com ele porque ele estava fazendo aquilo pro bem das pessoas e do meio ambiente...agora eu vou fala um pouco sobre a irmão dorothy outra defensora da floresta ela lutou tyudo e enfrentou varios obstaculos ela fez como o chico mendes ela era uma freire que gostava de ajudar todas as pessoa mas fizeram covardia com ela tambem ela foi assasinada com sete tiros no municipio de anapu pela manhã numa estradaSegundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou "eis a minha arma!" e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida lhe balearia.
diogo 1b

will disse...

Chico Mendes,ainda criança,começou seu aprendizado do ofício de seringueiro, acompanhando o pai em excursões pela mata. Só aprendeu a ler aos 19 e 20 anos, já que na maioria dos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades.
Iniciou a vida de líder sindical em 1975, como secretário geral do recém-fundado Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. A partir de 1976 participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos "empates" - manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos. Organizava também várias ações em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos.
e isso foi muito bom, pós a amazônia é o pulmão do mundo, que quer disser que sem ela nós não teria ar puro para respirar e o mundo estaria acabado!
graças a Chico Mendes nós ainda temos a amazônia, mas mesmo depois do esforço dele e dele ter morrido por isso, infelizmente ainda temos desmatamento e queimadas na região da amazônia =/

Dorothy Ingressou na vida religiosa em 1948, emitiu seus votos perpétuos – pobreza, castidade e obediência – em 1956. De 1951 a 1966 foi professora em escolas da congregação: St. Victor School (Calumet City, Illinois), St. Alexander School (Villa Park, Illinois) e Most Holy Trinity School (Phoenix, Arizona).
Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão.
Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a década de setenta junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região.
infelizmente ela foi assasinada assim como aconteceu com Chico Mendes!

Willian Liborio nº41 1ºano "b"

lorrany mara disse...

deuzimarea nº09
liviane nº30
1ano b


A VIDA DE CHICO MENDES

Assim como Chico Mendes marina também nasceu na floresta .A luta de Chico Mendes pra preseva a floresta foi muito dificio,pois a maioria do povo sainha de suas terra para Amanzônia longe de tudo os seingueiros viviam quase como esquavos ,como seu pai Chico virou seringueiro .O amigo de seu ensinouy a Chico a ler e a escrever e a floresta Amazônica nunca mais foi a mesma , mais nos anos 60 perigosos fazendeiros começaram a desmata a Amozônica foi um choque poara os serigueiros mais com muuita lutar e vigor Chico Mendes venceu , e perdeu sua vida lutando pela a floresta e a te hoje ele e lenbrado com muito carinho dos seringueiros.

irmã dorathy
em 12 de fevereiro de 2005 , afreira minissionaria dorathy de 73 anos foi assasinada com seis tiros, pélo o responsavel rayfran, o mandante do crime foi o fazendeiro Vitalmiro, mandou fazer isso porque a irmã dorathy fazinha uma canpanha para preseva a floresta Amazônica.quando ela morreu a veio a irmã e ficou no lugar dela poara ternina o que ela tava fazendo.

Unknown disse...

Ana paula n:06
Gleidene n:28
1 ano B
Irmã Doraty
Em 12 de feverreiro de 2005, a freira missionária Doraty Stang de 73 anos é assissinada com seis tiros em Amapu no Pará o pistoleiro Rayfran das Neves Sales é acussado de ser mandante do crime e o fazendeiro Vitalmilho Moura conhecido como Bida, que teria encomendado a morte da freira por 50 mil reais.

ALEXSANDRA NEVES disse...

irmã doroty foi uma religiosa norte americana naturalizada brasileira que pertencia a uma congregação de nossa senhora de namur que foi fundada no ano de 1804 que reuni mais de mil mulheres que realizam trabalho de pastoral nos cinco continentes.
Em 1966 iniciou seu minitesrio no brasil, na cidade de coroata no estado do maranhão.
desde a decada de setenta,estava junto aos trabalhadores rurais com sua atividade pastoral e missionaria de busca a geracão de emprego e renda com projetos de reflorestamento de areas degradadas
Em 12 de fevereiro de 2005 as 7:30 da manhã vei a noticia que a irmã doroty havia morrido tragicamente em uma estrada de dificiu acesso, a 53 km da sede do municipio de anapu no estado do para.

Alexsandra Neves Freire nº04
1º B

Unknown disse...

Chico Mendes nacseu no Estado do Acre em 1944, quando jovem aprendeu a ler com seu pai Eclides Távora, desde de cedo sempre lutou pela presevação da Amazônia, por ele se preocupar com a preservação da floresta logo ele virou alvo dos fazendeiros.
Chico Mendes propoz muitas mudanças para continuar a preservarção da floresta amazônica e cada vez mais ganhava inimigos.
Chico Mendes morreu em 25 de dezembro de 1988. Hoje existe uma reserva extatista em homenagem Chico Mendes. Chico Mendes mostrou como se luta sem armas.


Luan Edurdo 1° B manhã

Unknown disse...

irmã dorothy foi uma religiosa norte -americana naturalizada brasileira.
atuou ativamentos nos movimento sociais no pará .a sua participação em projetos de desevolvimento sustentável ultrapassou as fronteira da pequena vila de sucupira, no município de anapu, estado do pará 500 quilômetro de belém do pará .
a religiosa participava da comissão pastoral da terra ,desde sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da transamazônia, no pará . defensora de uma reforma agraria justa e conseguente ,irmã dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas ,politicas e religiosas ,nas busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados á posse e a exploração da terra na região amazônica.
irmã dorothy recebeu diversas ameaças de morte sem deixar intimidar-se .pouco antes de ser assassinada declarou"não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta .eles têm a sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar.
a irmã dorothy foi assassinada ,com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do copor aos 73 anos de idade ,no dia 12/02/05 ás 7;30 em uma estra de tera de dificil acesso 53 quilometro da sede do municipio de anapu no estado do pará ,brasil

Raquel araujo
n=32
1ano b

ALEXSANDRA NEVES disse...

##CHICO MENDES##
CHICO MENDES era apenas um garoto que não tinha acesso a escola mas que tinha muita vontade de estudar,mas conheceu um homem que ensinou a ler e a escrever,ultilizando numeros de jornais antigos,
o pai de chico mendes era um seringuiro e chico mendes acompanhava o pai ai passou a presizar trabalhar de seringueiro,que era sua unica opção, ja que foi negado o estudo Chico só foi aprender a ler aos 20 anos de idade. revoltado com as condições de vida dos trabalhadores e dos moradores da região amazônica, tornou-se um líder do movimento de resistência pacífica.
ele organizou os trabalhadores para protegerem o envolvente , suas casas e famílias contra a violência e a ruinoso dos fazendeiros, ganhando espeque internacional.
Fundou o movimento sindical no Acre em 1975, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Participando ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos,para proteger as condições de vida e trabalho das comunidades que dependem da floresta.
Chico Mendes também atuou na luta pela posse da terreno contra os grandes proprietários,
Em 1977, e foi eleito vereador para a Câmara Municipal.
Em 1979, o vereador Chico Mendes lotou a Câmara Municipal com debates entre lideranças sindicais, populares e religiosas.
Chico Mendes, foi assassinado a tiros em 22 de dezembro de 1988, em Xapuri. Tinha 44 anos. Líder sindical e ambientalista, ele ganhou frase internacional na resguardo das florestas da Amazônia.
CHICO MENDES ate hoje e lembrado pela sua principal luta que era para criação de reservas estrativistas


ALEXSANDRA NEVES FREIRE Nº04
1º ANO B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Irmã Dorothy

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy era uma freira que teve uma grande importância para a floresta Amazonica pois sua missão era buscar a geração de emprego e renda para as familias mais carentes com projetos de reflorestamento em áreas degradadas junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. Ela foi um grande exemplo de ambientalista para nossa humanidade.Foi Dorothy que ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica. Ela adorava está na floresta pois adorava a natureza. Mais no dia 12 de fevereiro de 2005 ela foi assassinada com seis tiros,um na cabeça e cinco ao redor do corpo, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, à 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.

Chico Mendes

Chico Mendes também foi outro exemplo de ambientalista do Brasil ele lutava em defesa da preservação do meio ambiente. Ele foi secretário geral do Sindicato de Trabalhadores rurais. Chico tambem lutou junto com trabalhadores rurais em defesada da posse de terra. No dia 22 de dezembro de 1988 ele foi assassinado na porta de sua propria casa, deixando esposa e dois filhos.
Fernanda Tayla

Unknown disse...

Eu discordo do texto pois acho que o povo não exagera, eles estão certos em fazer um grande alarme. Quando ouvimos falar em meio ambiente, o que vem logo a nossa mente é as florestas, os animais, as águas, etc. Mas não é só isto meio ambiente é tudo que nos cercam e nos rodeiam. Porém quanto à poluição, à destrição e o extermínio, devemos combate-los.
Tem que começar a combater à destruição do meio ambiente, primeiro em nossa casa não poluindo solo e colocar o lixo no seu devido lugar. E também no colégio ,enquanto que muitos destroem o patrimônio público,em vez de conservá-lo para que outros alunos possam desfrutar de um ambiente agradável. Não somente nestes lugares, mas em todo lugar devemos fazer o máximo não poluir, não degradar e não destruir.
NATÁLIA MOURA 3°ANO C

Unknown disse...

O texto lido é muito interessante,concordo muito com o que o autor diz,pois ele retrata algo que a sociedade vem destruindo.
As pessoas não estão mais ligando com oque realmente emporta,elas só querem saber de Celulares,computadores,e muitos outros objetos eletronicos,ou coisas sem emportacia.
Tambem acho que as pessoas não precisam destas coisas futeis para sobreviver.
A sociedade estar esquecendo de algo mais importantes,como a miseria no mundo.

Adail Oliveira da Sila 3ºc

Unknown disse...

Eu concordo porque eu achoque não é preciso ter coisa da moda para ser uma pessoa popular,você não percisa ter um celular que tem televisão,som e muito mais para ser sincero eu acho isso uma maior besteira.
As televisões de hoje são coloridas e tem varios canais e tem muitos que são repetidos ou não tem nada que preste, e de computadores não percisamos nem comentar porque eles vem completos e os notbook que podem usar em qualquer lugar a qualquer hora.

3ºC CLEANE COSTA

Unknown disse...

O discurso feito por Marcos Bagno è muito aproveitoso,pois ele fala exatamente sobre coisas minimas que o homem faz mais que prejudica o meio ambiente.O discurso mostra perfeitamente que a maior parte da sociedade não liga para o meio ambiente.Estão sempre preocupado com a modernidade e desenvolvimento deixando para traz a importância de viver em um ambiente saudavel.
Gleidivan Oliveira 3ºc

Julio César disse...

O video que assistimos mostrou muita coisa importante sobre chico mendes envolvendo com ele o meio ambiente um simples siringueiro que depois passou a defender a nossa amazona, se não fosse ele não teriamos nossa floresta de pé, chico mendes propos muitas mudanças dai começou a ganhar inimigos com isso começou a reçeber muitas ameaças. Quando chega a data de 22 de dezembro de 1989 chico mendes é assassinado e todos recebem á noticia e ficam chocados com o acomtecimento.hoje existe uma reserva extrativista em homenagem a chico mendes.
MARIA DAS GRAÇAS 3ºA N 22

Unknown disse...

Em 1987, Chico Mendes recebeu a visita de alguns membros da ONU,
em Xapuri, que puderam ver de perto a devastação da floresta e a
expulsão dos seringueiros causadas por projetos financiados por bancos
internacionais. Dois meses depois leva estas denúncias ao Senado norte-americano e à reunião de um banco financiador, o BID.
Os financiamentos a esses projetos são logo suspensos. Na ocasião,
Chico Mendes foi acusado por fazendeiros e políticos locais de
"prejudicar o progresso", o que aparentemente não convence a opinião
pública internacional. Alguns meses depois, Mendes recebe vários prêmios
internacionais, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU, por sua luta em defesa do meio ambiente.

Ao longo de 1988
participa da implantação das primeiras reservas extrativistas criadas
no Estado do Acre. Ameaçado e perseguido por ações organizadas após a
instalação da UDR
no Estado, Mendes percorre o Brasil, participando de seminários,
palestras e congressos onde denuncia a ação predatória contra a floresta
e as violências dos fazendeiros contra os trabalhadores da região.

Após a desapropriação do Seringal Cachoeira, em Xapuri, propriedade de Darly Alves da Silva,
agravam-se as ameaças de morte contra Chico Mendes que por várias vezes
denuncia publicamente os nomes de seus prováveis responsáveis. Deixa
claro às autoridades policiais e governamentais que corre risco de
perder a vida e que necessita de garantias. No 3º Congresso Nacional da CUT,
volta a denunciar sua situação, similar à de vários outros líderes de
trabalhadores rurais em todo o país. Atribui a responsabilidade pela
violência à UDR. A tese que apresenta em nome do Sindicato de Xapuri, Em Defesa dos Povos da Floresta,
é aprovada por aclamação pelos quase seis mil delegados presentes. Ao
término do Congresso, Mendes é eleito suplente da direção nacional da
CUT. Assumiria também a presidência do Conselho Nacional dos
Seringueiros a partir do 2º Encontro Nacional da categoria, marcado para
março de 1989, porém não sobreviveu até aquela data.

Em 22 de dezembro de 1988,
exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi
assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua
casa, quando saía de casa para tomar banho. Chico anunciou que seria
morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e
buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.
Casado com Ilzamar Mendes (2ª esposa), deixou dois filhos, Sandino e
Elenira, na época com dois e quatro anos de idade, respectivamente. Em
1992 foi reconhecida através de exames de DNA uma terceira filha.

Após o assassinato de Chico Mendes mais de trinta entidades
sindicalistas, religiosas, políticas, de direitos humanos e
ambientalistas se juntaram para formar o "Comitê Chico Mendes". Eles
exigiam providencias e através de articulação nacional e internacional
pressionaram os órgãos oficiais para que o crime fosse punido. Em dezembro de 1990,
a justiça brasileira condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e
Darcy Alves Ferreira, responsáveis por sua morte, a 19 anos de prisão.
Darly fugiu em fevereiro de 1993 e escondeu-se num assentamento do INCRA, no interior do Pará, chegando mesmo a obter financiamento público do Banco da Amazônia sob falsa identidade. Só foi recapturado em junho de 1996. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação: mais dois anos e 8 meses de prisão.

Raquel Araújo
1°ano "B"
n°32

Unknown disse...

DOROTHY

ela defendia a preservaçao da natureza.ela criou uma forma de presevaçao usando pds,que era um ascentamento de terra ,para as familias que moravam na amazonia,eo primeiro lote conquistado foi chamado de "ESPERANÇA".mas se criou oposiçao sobre esse projeto.mas alguem teria que se prejudicar com isso,e a escolhida foi a irmã dorothy.


AUGUSTO E IRAN 1°B

Unknown disse...

DISCURSO ECOLOGICO

quando o escritor fala sobre discurso ecologico,ele fala que existe mais falatoria do que ações.a cada ano que passa existe algum tipo de comoção com a natureza dos paises industrializados,com grandes reunioes entre eles.mais esses paises so querem mostrar que estão de alguma forma interessados com a presevação da natureza.mas não estão interesado com o processo de industrialização,que e um dos fatores que mais prejudica a natureza.

AUGUSTO E IRAN 1° B

Unknown disse...

...Irmã Dorothy Steiner...


Irmã Dorothy Steiner foi uma grande religiosa norte americana naturalizada brasileira que fazia parte de uma congregação de nossa senhora de namur que foi fundada no ano de 1804 que reuniu mais de mil mulheres que realizam trabalho de pastoral nos cinco continentes.
Em 1966 iniciou seu minitesrio no brasil, na cidade de coroata no estado do maranhão.
Ela defendia a preservação da natureza, ela sentia paixão pela natureza, desde a decada de setenta,estava junto aos trabalhadores rurais com sua atividade pastoral e missionaria de busca a geracão de emprego e renda com projetos de reflorestamento de areas degradadas
Em 12 de fevereiro de 2005 veio a noticia que a irmã Doroty Steiner havia morrido tragicamente em uma estrada de dificil acesso, à mais ou menos 53 km da sede do municipio de Anapu no estado do pará.


Luan Eduardo 1° B Manhã

Unknown disse...

... Discurso Ecologico...


O discurso feito por Marcos Bagno è muito proveitoso, pois ele fala exatamente sobre coisas minimas que o homem faz mais que prejudica o meio ambiente, fala também sobre a questão de muita conversa e poucas açoes e o discurso tambem mostra perfeitamente que a maior parte da sociedade não liga para o meio ambiente.Estão sempre preocupado com a modernidade e desenvolvimento deixando para traz a importância de viver em um ambiente saudavel.


Luan Eduardo 1° B Manhã

mario disse...

concordo com a menina,quando ela fala que devemos nos preocupar com nosso planeta.
Pois o futuro de nosso filhos depende do que fazemos hoje.O planeta tem que ser preservado.
As pessoas só pensam em se dar bem na vida e esqueçem que o planeta terra e nossa maior prioridade.vamos cuidar do nosso planeta.

SERGIO 3 ANO `C´

Unknown disse...

A garota estava certa. pois ela estava falando a verdade, que deixou todos refletindo...
varias pessoal não ligam para o nosso planeta pois ele vive nele e nem pecebe q esta destruindo o mundo com sua ambição..
mas outras pessoas a protege desses tipos de egoista que só penca em si mesmo, era para refletir, que vem varias gerações futuras, filhos, netos, bisnetos etc...
XAVIER 3°ano "A"

Anônimo disse...

as pessoas fazem com que o nosso meio ambiaente fique cada vez mais ruim com a desmataçâo e com a poluição. uma prova de poluição esta na nossa propria escola com os alunos que nao tem consiencia pega os papeis jogam no chaõ em veis de bota no lixo isso e uma falta de consiencia.
e desmatação ta em qualquer lugar quando você deruba uma arvore por explo.
vamos todos ter consiencia nada de poluição e nem desmatação. valciliano lopes 1E manha.

Anônimo disse...

as pessoas fazem com que o nosso meio ambiaente fique cada vez mais ruim com a desmataçâo e com a poluição. uma prova de poluição esta na nossa propria escola com os alunos que nao tem consiencia pega os papeis jogam no chaõ em veis de bota no lixo isso e uma falta de consiencia.
e desmatação ta em qualquer lugar quando você deruba uma arvore por explo.
vamos todos ter consiencia nada de poluição e nem desmatação. valciliano lopes 1E manha.